quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Mitos e Ditos

Muito bem! tal como uma fénix este blog renasce das cinzas do tempo e da preguiça.
Eu sou um grande adepto de mitos. Por exemplo, não fazer o pino depois de jantar porque isso provoca hemorróidas ou não partilhar seringas devido à probabilidade de ser contaminado com HIV. Todos esse mitos são engraçados e serão explorados mais tarde, mas o de hoje é relacionado com homens e mulheres.
Antes de mais, quero referir que sou crente na (verdadeira) amizade entre o Homem e a Mulher. Aliás, já testemunhei em primeira mão que é possível... No entanto existem questões a meu ver, pertinentes. E as amizades que se estragam numa noite de loucura?Ou momentos de carência extrema?Ou simplesmente fome insaciável?
Eu transporto-me para o reino animal (afinal também somos animais não é verdade?) com o intuito de encontrar factos que consigam de alguma forma explicar este fenómeno de comer o melhor amigo.
1-Todos nós somos programados pela natureza em pelo menos dois aspectos: auto-subsistência e reprodução. Claro que o grau varia de animal para animal, mas de uma forma geral, todos nós nascemos com o objectivo de prolongar a espécie.

Digam o que disserem, está nos genes! Agora aplicamos a racionalidade e encontramos nomes para sentimentos (ou reacções químicas como quiserem chamar-lhe). Fé, Ódio, Amor, Amizade.
Enquanto estamos cientes da nossa razão e "pensamos antes de agir" tudo está bem, existe a amizade entre pessoas de diferentes sexos, a compaixão, a solidariedade, a generosidade e todas essas coisas que são tão parte do ser humano racional mas que não fazem parte da nossa natureza.
Depois surgem momentos em que não estamos tão cientes: bebedeiras, sofrimento. Estes são os momentos em que deixamos de ser tão racionais e mostramos o nosso animal reprimido. E qual é a primeira coisa que um animal enjaulado quer fazer??(Pessoal que está muito tempo na prisão?Rings any bells?) MANDAR UMA QUECA! Sejas amigo ou não, conhecido ou não conhecido tudo o que eu quero é mandar uma... Todos estes pensamentos de amizades e todas as outras coisas que acabam em "dade" são irrelevantes quando libertamos o nosso verdadeiro ser.

Assim sendo não é possível fugir da nossa natureza, a única coisa que nos diferencia dos restantes animais é a sociedade que nos dita leis e normas de conduta que seguimos de uma forma ou outra. Mas e quando não há lei? Tornamo-nos animais capazes de matar, violar e pilhar em prol da nossa própria subsistência. Human Nature, não dá para fugir...

Relativamente às amizades, estas existem, mas são construídas em bases bastante peculiares, infância, amigo da melhor amiga e mesmo assim, todos sabemos que mesmo assim...

Monogamia? Já acredito mais, porque existem casos desses na Natureza, mas nós seres humanos também não gostamos lá muito disso.

PS:Tenho bons exemplos de genuína amizade, mas tenho muito muito mais exemplos de amigos coloridos..

Sem comentários: