segunda-feira, 19 de julho de 2010

Moscatel só o de Setúbal

This is Jimmy! Ora bem, como já deu para ver apenas eu pareço empenhado e não deixar este blog morrer, mas também é verdade que só sei é falar de bebida... Tirando esta minha veia alcoólica, a verdade é que há uma bebida que eu muitas vezes esqueço e que é um dos poucos dignos representantes daquilo que a Margem Sul do Tejo tem para oferecer: o Moscatel de Setúbal. Já bebi vários tipos de moscatel e de facto o melhor é o de Setúbal, com todo o respeito para quem o produz em Favaios. Mas aquilo que me traz ao nosso hoje é um tipo muito específico de moscatel, o Roxo. O Moscatel Roxo é o mais raro dos moscatéis o produto aconselhado para qualquer garrafeira. Há pouco tempo tive o privilégio de beber esta iguaria liquefeita na casa de uma grande amiga minha, após a sua mãe me ter perguntado se eu não queria um pouco (não irei revelar a identidade de ninguém ahahahaha!). A rolha saltou, o néctar verteu percorrendo de modo lento e suave as paredes do cálice que eu procurava segurar de modo...delicado vá! Senti o seu aroma: era intenso, profundo, a seiva sagrada que estava perante os meus olhos já tinha pelo menos uns cinco anos de clausura naquela prisão de vidro. A sua cor era escura, mas bela, como um entardecer numa savana africana (ok, exagerei um pouco....). Por fim, levei a bebida aos lábios: a minha vista estava nublada pelas primeiras lágrimas que chegavam caprichosamente aos olhos... O prazer foi supremo, uma realização total em termos gustativos! Uma enorme homenagem à terra que é Setúbal. Um dado interessante: o Moscatel de Setúbal tem apenas 103 anos de existência, com a sua licença de produção a datar o ano de 1907, o que torna esta região em questão como das mais novas do país no que toca a produção de vinhos generosos.
Com isto quero dizer que Setúbal tem uma grande bebida para oferecer, não é só a Belavista. Já agora venham à festa das vindimas de Palmela, em Setembro, numa celebração ao deus Baco. E agora tenho que me ir embora: já estou atrasado para a reunião dos alcoólicos anónimos. Over and out!

2 comentários:

Evanlye disse...

Puto, vou mostrar isto à minha mãe!!! És a única pessoa que conheço que consegue transformar o acto de pegar num copo de shot, botar o moscatel lá para dentro e beber que nem um cão e ficar a ver os restinhos que ficaram no copo numa coisa completamente erótica!! Luv u LOL

Jim Raynor disse...

Sabes como é, são muitos de prática eheheheh!