sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Tourada...Cultura ou Barbaridade ?


Barbaridade. Antes de explicar o porquê, sinto que devo dizer umas coisas... Em primeiro lugar, o que aqui vou escrever reflecte uma opinião pessoal, respeito as pessoas que apreciam a tourada, como tal exijo o respeito e o direito à minha apreensão deste desporto/entretenimento/que quer que seja. Não tenciono ofender ninguém nem tão pouco exercer moralidade sobre este assunto.

Antes de mais, tenho uma "costela" alentejana e sempre me foi incutido este amor à tourada, lembro-me de quando era mais novo ir à praça de toiros assistir a largadas e constatar a "felicidade" dos meus familiares quando presenciavam este (triste) espectáculo. No entanto, nunca senti o mínimo prazer no sofrimento animal, considero-o um crime contra a natureza, tal como a matança de elefantes em África pelo marfim ou a quase extinção de raposas e animais semelhantes em nome da supérflua vaidade humana.
Podem dizer que a tourada é diferente, bem até pode ser verdade, mas então para que serve este sofrimento animal? Para o entretenimento, sim, matamos animais em nome do lúdico, do passatempo, quer dizer, não há um fim em vista, não há um objectivo! Podem dizer "ah e tal, mas gostas de comer bife!" É verdade, gosto (muito), sei que muitas vezes no matadouro a forma como os animais são mortos é horrível, mas enfim, é para a nossa alimentação, tem um fim útil para a Humanidade, garante a subsistência (apesar de condenar a forma como os animais são tratados). A tourada não, não há nada de positivo que possamos tirar do sofrimento daquele animal!
Outra característica que me enoja profundamente são os cavaleiros. Expliquem-me qual o trabalho deles? Basicamente montam bem o cavalo, não é preciso ser corajoso, não é preciso ser virtuoso. Basta ter um cavalo bem treinado e ter o mínimo de pontaria. O interessante disto tudo é que é o cavalo que faz tudo, quando corre mal, é ele que leva as marradas e é o cavalo que se cansa, basicamente o cavaleiro fica sentadinho a espetar "merdas" no touro. Para mim, a única parte interessante de uma largada é mesmo a dos forcados. Sim, aqueles homens têm de ser corajosos, hábeis e atentos. Neste caso é o Homem contra o Animal, um verdadeiro desafio à capacidade humana de ultrapassar desafios, admito apreciar bastante de esta parte do espectáculo e tenho orgulho de todo o português que têm a coragem de enfrentar um touro.
Outra desculpa (falta de melhor termo) para a tourada é a de que, se não existir tourada aquela raça especifica de Boi deixa de fazer sentido e é extinta. A meu ver, aqueles que nascem para morrer ou serem extintos, a diferença não é assim tão grande...
Comparo sempre a tourada aos gladiadores romanos, uma arena e uma batalha até à morte. Para mim, a tourada representa tudo o que é mau na natureza humana, o prazer em assistir ao sofrimento alheio e a misticidade do sangue a correr. Como podemos considerar-nos civilizados se ainda assistimos a tão grotesco espectáculo ?
Como disse acima, criei uma certa imunidade e compreendo a razão pela qual ainda existe tanta gente fã de tourada, simplesmente não partilho o interesse, nem o prazer que esta carnificina proporciona a outros, no entanto, sublinho, respeito quem gosta, apesar de na minha opinião é algo que devia ter sido extinto há muito tempo...

Uma coisa é matar por necessidade, outra (completamente diferente) é matar por desporto!
Condeno igualmente a caça DESPORTIVA e todas as actividades que possam afligir a vida humana e animal em nome do desporto ou do divertimento! Quem não gostar daquilo que aqui escrevi simplesmente não leia!

6 comentários:

taniah disse...

humm... é um tema muito sensível e muito subjectivo.
Também não aprecio, nunca fui fã, nem lá estive perto mas respeito o gosto de cada um tal como tu.

É difícil, para mim, opinar e defender a minha idéia neste tema pelo facto de ser Tradição. Embora não ache necessário o sofrimento do animal até à morte em plena arena sob a observação atenta de não sei quantos pares de olhos, o que é certo é que faz parte dos usos e costumes de um país pequeno ligado a raízes muito firmes à terra como Antão - nos dias que correm ainda são das poucas que vão resistindo á nossa era.

Talvez se pudesse fazer de outro modo mas como? A isso ninguém sabe o que há-de responder...

troNik disse...

Sim, mas existem muitos casos em que a Tradição nem sempre é algo bom, nomeadamente em países africanos em que a cultura ou falta dela leva a rituais que, enfim, não são os melhores.
A meu ver, o único modo é mesmo a cessação da actividade, mas isso sou eu ! :P
Só espero na próxima vida não ser um Touro!

Afonso disse...

mas tipo, se eu não gostares do que tu escreveste, entretanto já li. como é que resolvemos isso?

troNik disse...

Deixei essa especialmente para o Jim, mas tb caíste, na boa! Chama-lhe um "prefácio à posteriori" hahah ignorância consciente também uma benção!

Afonso disse...

eu pessoalmente chamo-lhe um figo

Jim Raynor disse...

Tenho - me esquecido de comentar isto que escreves - te. Tens razão quem não gosta não lê, apesar de eu o ter feito. E digo - te isto: quem não gosta não vê!