terça-feira, 13 de abril de 2010

É lixado ser Polaco....

This is Jimmy! Ausência prolongada e sem desculpa, mas se as ideias não fluem... Porém, uma notícia captou - me a atenção e fez - me pensar que às vezes ser português não é assim tão mau. É que pelo menos a nossa história tem sido rica em sucessos... pelo menos durante os primeiros 400/500 anos de existência. Agora, há malta que sofre e muito!Para quem pensa que os judeus sofreram então vejam os polacos: fundada no século X, a Polónia foi invadida por mongóis no século XIII que, como todos sabemos, sempre trataram bem os estrangeiros. Depois de vários séculos unidos à Lituânia (ou seja não tinham um Estado próprio)foram divididos por três vezes no século XVIII, entre a Prússia, a Rússia e a Áustria. Podia ser pior do que não ter uma terra para si próprios? Podia como é óbvio! Segunda Guerra Mundial, massacres atrás de massacres, tanto por arte dos russos como dos alemães. A Grã - Bretanha daquele "herói" que era o Churchill até entrou na Guerra para restabelecer a independência do povo polaco. Conseguiu? Não, aliás até usou soldados polacos para combaterem em Itália, na batalha de Monte Cassino, em 1943. Três palavras: carne para canhão!Fim da Guerra, domínio soviético até ao início dos anos 90. No fundo, conseguiram uma independência da treta!Conseguiram a independência graças a Lech Walesa e ao movimento sindical Solidariedade, que proliferou a partir dos estaleiros de Gdansk. Volvidos 20 anos chegámos à notícia que referi no início. No dia em que se iria realizar uma cerimónia fúnebre perto da floresta de Katyn, Rússia, onde em 1940 a elite militar polaca foi aniquilada pelo regime de Estaline. Exactamente 70 anos depois, cai um avião naquela região, transportando a elite política e militar da Polónia, decapitando este Estado que tanto tem sofrido ao longo de tantos séculos.
Nós portugueses estamos mal por culpa própria, os polacos têm sofrido por...não sei se é destino, se é karma, se o que é, mas que o azar é muito lá isso é....

3 comentários:

troNik disse...

tás a escrever de uma forma brilhante!
Viva o Regresso Da Rússia e o Novo Xadrez Asiático !

M disse...

Ok, dou-te toda a razão, é uma história triste, no entanto não nos podemos comparar a países piores que o nosso, se não aí é que não saímos do buraco!

Jim Raynor disse...

Eles têm uma história triste, eu não queria a história deles. Agora, fica por aí a parte deles serem piores que nós... Já são uma das principais economias da UE, coisa que nunca conseguimos.