sexta-feira, 19 de março de 2010

Father's Day with Irish Whiskey

Raynor here! Pois é amigos hoje é Dia do Pai, por isso se gostam do vosso progenitor celebrem da melhor maneira possível. Para mim, este ano a celebração é feita com whiskey, acabadinho de ser oferecido por mim (modéstia à parte). Como dá para ver pelo título é irlandês, sendo neste caso da destilaria favorita do meu pai: Bushmills. A Bushmills é, de facto, uma das mais importantes destilarias do mundo, para não falar de que é extremamente antiga: 402 anos de existência! Fantástico! Que eu conheça, há três “gamas” digamos assim, dentro da marca Bushmills: o single malt com tripla destilação (típica dos irlandeses), o mesmo tipo de single malt com 10 anos de envelhecimento e aquele que apresenta 16 anos de envelhecimento (o mais caro e provavelmente melhor; o meu budget não chega para tal). Aquele que eu neste momento estou a beber com o maior prazer do Mundo, é o de 10 anos (repito não para mais, há que poupar para o God of War 3!). Para além de ser single mallt e de ser triplamente destilado, aquilo que de facto chama a atenção é o seu processo de envelhecimento. Uma primeira fase de envelhecimento é feita em barricas semelhantes às que são usadas no xerez Oloroso, uma variante desta bebida espanhola. A segunda fase é feita em barricas de carvalho americano novo, as mesmas do típico Bourbon do outro lado do Atlântico. Resultado: uma bebida plena de suavidade, com um final estupendo, num misto de robustez e classe. Grande bebida!
Eu já gostava de whiskey, mas começo a ficar fã do iralndês até porque é mais exclusivo, não é por nada, do que o escocês. É que na Escócia há mais de 90 destilarias, na Irlanda há 3…I’m just sayin’, there’s been some serious shit goin’ on for the last 400 years!

5 comentários:

troNik disse...

Bushmills é bom ! isso deve ser uma pomadinha daqelas, ainda só bebi do novo e apesar de reconhecer ser uma boa bebida, o whiskey irlandês tem um corpo mt forte (quiçá da tripla distilação?), quase parece arranhar a garganta.

Experimenta Cardhu 12 anos, whiskey escocês, blended, mas com um aroma e sabor mt mt bons, também repousa em castas de carvlho que lhe dão aquela cor acastanhada clássica de um whiskey maduro. Não tem aquele trago tão forte do irish e desce muito muito bem

troNik disse...

Em casa só tenho um chivas regal 12 anos q se bebe bem, mas tou a precisar de encontrar um bom/mt bom whiskey... Vi um Johnnie Walker blue label, mas era um abuso de preço (quase o ordenado minimo nacional)
tb ja vi Johnnie walker single malt, será q é bom ?

Jim Raynor disse...

É forte?! Forte é o Canadian Club e o Jack Daniels meu borra gaitas!!! Bushmills é a suavidade em pessoa ou pelo menos em forma de bebida espirituosa!!!

troNik disse...

Acho que a solução passa por uma tarde/noite de descanso e experimentarmos alguns whiskys só para trocar impressões !

Jim Raynor disse...

Não poderia estar mais de acordo!