sexta-feira, 19 de março de 2010

Liga Europa: destinos diferentes

This is Jimmy! Ontem foi uma grande noite para o futebol português, apesar do desfecho diferente (infelizmente) para ambas as equipas na Liga Europa. Comecemos por quem ganhou: o Benfica.
Eu sou um sportinguista desde sempre, porém, não sou tacanho e sei ver as coisas de um modo imparcial. A verdade é que eu pensava que o jogo em Marselha iria ser muito difícil por dois motivos: primeiro, porque aqueles franceses têm uma grande equipa, uma equipa que faz lembrar os tempos em que já foi uma das melhores da Europa, altura essa, em que o seu actual treinador pontificava como o seu líder no campo (Didier Deschamps). Lucho, Niang, Brandão...enfim muito bons. Em segundo lugar, o Velodrome é um estádio mítico em França, uma fortaleza quase intransponível para quem o visita, para não falar nos incríveis adeptos desta equipa e que transformam o recinto num autêntico inferno! Sinceramente pensei que o Benfica iria ter um osso duro de roer. Mas não foi assim, longe disso. O Marselha parecia uma equipa vulgar perante um Benfica que procurou o golo incessantemente. Foi um festival de desperdício e só depois do golo de Niang é conseguiram o tento tão merecido, obtido por Maxi Pereira (para mim um dos melhores em campo e que muitas vezes é esquecido). E quando ia para prolongamento...Alan Kardec decidiu que não seria assim. Ele ainda jovem, mas por aquilo que mostrou merece toda a confiança do Jorge Jesus. A verdade é que o Marselha praticamente só cheirou a bola, graças a um meio - campo benfiquista muito inspirado e que foi determinante. Parabéns a todos os benfiquistas, de facto provaram que têm a melhor equipa do campeonato português. Passemos ao Sporting...
O Atlético, apesar do mau campeonato, tem uma frente de ataque que envergonha muitos dos grandes clubes europeus (já falo do Aguero) mas tem uma defesa...fraquinha. E era a melhor defesa deles! O problema é que as expulsões da primeira mão (Grimi e Tonel) fizeram com que nós tivéssemos que usar um dos quartetos defensivos mais ridículos de que há memória: é que tirando o Polga que tem jogado bem nos últimos jogos e o Abel que é habitual titular, o Caneira e o Pedro Silva não têm ritmo de jogo nenhum! Ainda assim, foi com alguma surpresa que os espanhóis marcaram primeiro. Só não me surpreende é que tenha sido o Aguero, um avançado que devia estar no Barcelona ou algo do género (e o Fórlan estava no banco). Percebi logo que a nossa estratégia de jogo ficou arruinada estávamos mal, não ganhávamos a segunda bola...Ah já me esquecia, temos o Liédson. O melhor avançado a jogar em Portugal nos últimos 5 anos (sem discussão) estava lá para responder ao cruzamento de Saleiro. De repente, voltámos à estaca zero, tínhamos que ganhar na mesma, dominávamos o meio - campo...e o Aguero marcou outra vez! Agora sim a confiança estava em baixo... porém mais uma reviravolta, com o herói mais improvável do futebol mundial: Anderson Polga. 2-2 ao intervalo, respirei fundo e pensei: "Ainda podemos lá chegar!". Domínio total na segunda parte, com muitas oportunidades desperdiçadas e um momento marcante, no minuto 73. Vocês já estão a pensar "Pronto, lá vem este gajo falar da arbitragem!", a questão é que eu tenho razão: Saleiro, isolado, sofre falta por trás do Ujfalusi. A falta nem marcada foi, para não falar que, em caso de um jogador se encontrar isolado e sofrer falta, o infractor tem que ser expulso, está nas regras porra! A partir daí, o coração falou mais alto do que a cabeça, mas a garra e a determinação deixadas em campo deixam - me orgulhoso de ser sportinguista!
Os dois clubes estão de parabéns, dignificaram o futebol português e mereciam um destino semelhante... no bom sentido.

P.S.: falei menos do Benfica porque apenas vi um resumo alargado e não o jogo todo, como no caso do Sporting. Não leves a mal Tronik, e outros benfiquistas que visitam este grande blog! I'm just sayin', we fuckin' rule!

4 comentários:

troNik disse...

Gostei, és um bom sportinguista!
Vocês tiveram azar, mereciam ter ganho!
Também nos roubaram 2 penalties, mas enfim, ganhámos na mesma!
Ah e é benfiquistas !

We fucking ruleeee! word !

SLB SLB SLB !

M disse...

Acho que o sporting está a precisar de ver uns jogos do benfica, para ver se aprende como é que se faz a magia do jogo =)

Jim Raynor disse...

Olha que ainda têm que jogar connosco no campeonato... Let's wait and see!

Jim Raynor disse...

Desculpa lá o erro Tronik, já está corrigido.