sábado, 23 de janeiro de 2010

Do Brainstorm ao Brainwash

Existia uma infinidade de temas sobre os quais me apetecia escrever, entretanto, desvaneceram no vazio deambulante do meu cérebro.
Então, vamos falar sobre publicidade (anúncio Pingo Doce). Existem bons anúncios, existem maus anúncios e existem os anúncios cantados. Estes últimos estão em voga, por uma razão que desconheço, talvez pelas musiquinhas irritantes que se alojam no cérebro (ou cerebrelo para os mais exigentes), que por sua vez se transformam em comichões cerebrais. Tudo isto é pensado, afinal, existem pessoas que estudam para nos forçar a comprar determinado produto. A pergunta é: Para que servem os anúncios de Supermercado? Além de termos de levar com a musiquinha ou com o homenzinho a explicar-nos o que é o "Britz", ainda temos de aturar o facto de que um saco de batatas no Pingo Doce custa apenas 2euros por exemplo. Os anúncios a automóveis, a perfumes etc. têm um objectivo que é informar-nos que temos este novo modelo ou produto disponível no mercado. Mas os anúncios de supermercado são um puro desperdício de tempo, faz sentido aquando da concorrência, mas tal como as petrolíferas, todos têm o mesmo preço...
Outra característica interessante é a música, quase todos os anúncios de supermercado têm uma qualquer música, da Popota ao Pingo Doce, até (atenção) o AKI tem uma melodiazinha onde os funcionários com contratos precários dançam alegremente. Enfim, também existem bons anúncios, o da Nespresso é um bom exemplo, não obstante da constante repetição saturar o nervo óptico. Os melhores na minha opinião, são os de perfumes. De ideias originais a corpos cheios de saúde, eu não me importo (muito) que repitam .
Podia ficar eternamente a escrever acerca de anúncios, pois existe toda uma ideologia adjacente e também uma lavagem cerebral colectiva que me apetece explorar, no entanto, não me encontro virtuoso/inspirado para tal.

Deixo no entanto, o meu anúncio "preferido":



É verdade que o rapaz "abana-se" um bocado, mas como é um anúncio para a marca "Paco Rabanne" é dado o desconto, mas meus caros colegas, leitores e camaradas, se tudo aquilo acontecesse com o vosso estalar de dedos, não seriam, no mínimo felizes ?
Eu seria com certeza... Talvez um dia!

PS: Estalar de dedos atrás das costas é simplesmente fenomenal!

Sem comentários: