Existem dois filmes de old-school hiphop sobejamente conhecidos: Wild Style (83) e Beat Street (84). Comprei o segundo a pensar que era o primeiro. Queria ouvir a fonte do sample do Genesis do Illmatic. Não aconteceu, para já.
Não tenho grande prática e sentido crítico no que toca a filmes porque não é o que faço mais. Clássicos inconfundiveís, reconheço-os, identifico-os. Filmes medianos, já não. Chegam a passar por mim como bastante aceitáveis. O caso de Beat Street não chega a gerar qualquer tipo de avaliação ponderada. É mesmo mauzinho (se não fosse sobre hiphop tirava o diminutivo).
A contra-capa é aliciante porque dizem que a produção é do Harry Belafonte, mas desenganem-se. O filme é mesmo muito vazio no conteúdo. Prezo a grande captação do espírito citadino onde o hiphop foi gerado. As vacant houses no Bronx estão lá, sem recriação. As roupas foleiras estão. Os movimentos estão lá. O calão em estado embrionário está lá. Mas apesar de servir como documentário aceitável, a história é fraquíssima e tem pouco tempo de antena (o que não a deixa desenvolver-se nem envolver-nos). Mas, por outro lado, considerada a fraca qualidade da história, se calhar o melhor mesmo foi deixar mais espaço para os B-boys, o Graffiti, o MCing e o DJing ("Without the elements / It's all irrelevant").
MAS!, duas ressalvas (musicais) merecem ser feitas: a actuação dos Treacherous Three no clube nocturno do Kool DJ Herc, onde rappam o "Santa's Rap" (pode ser visto no Youtube); e a actuação do Melle Mel e o seu conjunto a rappar o "Beat Street" na festa final que encerra o filme. Este último momento prefiro não conferir se existe no Youtube ou não para sentir que gastei 12 ou 13 euros para possuir 5 minutos que não se encontram em qualquer lado.
Um último ponto positivo, antes de concluir, é podermos ver Afrika Bambaataa e Rock Steady Crew em acção, entre outros que não sobreviveram tão bem à passagem do tempo.
1 comentário:
Finalmente! ando eu aqi a encher chouriços!!
Tem graffiti ?? gira isso q vou mandar uma ganda troNik estas férias!
Enviar um comentário